Seja bem vindo ao meu mundo.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia das Bruxas ou Halloween


O dia dabruxas ou Halloween é comemorado no dia 31 de outubro nos países de língua inglesa.
Originalmente era uma festa pagã celta chamada samhain.
samhain era um festival que marcava a passagem do ano celta (o termino do ano velho e o incio do ano novo). Os celtas acreditavam que nesse período os mortos voltavam a terra para visitar seus familiares, também diziam que nessa época podiam ver criaturas magicas como elfos. A  fronteira entre o mundo real e o outro mundo desaparecia. 
No ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos ( que antes fora festas de todos omártires) fosse celebrada universalmente no dia 1º de novembro. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
"Trick or Treat, ("doce ou travessura"), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot ("Conspiração da pólvora"), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico confesso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): Muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: "Trick or treat" (doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses. Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições.
Atualmente o Halloween e conhecido em todo o mundo e comemorado com festas a fantasia.
Hoje em dia essa data está mais ligada a figura da bruxa em si.  E muitos ocultistas celebram essa data com rituais ligados aos mortos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário