Seja bem vindo ao meu mundo.

domingo, 22 de setembro de 2013

Ghost B.C no Rock in Rio



Vamos começar dizendo que o nome Rock in Rio é só uma marca que se refere a um festival de musica Pop e que também tem algumas bandas de Rock.
A banda sueca Ghost B. C se apresentou na quinta feira 19/09 no palco Mundo, no mesmo dia das apresentações do Alice in chains, sepultura e Metallica.
O Ghost B.C é uma banda relativamente nova com apenas 5 anos de existência.  Não tão conhecida e sem "clássicos", o que torna difícil entender porque os organizadores do Rock in Rio escalaram eles para o palco Mundo e depois do sepultura ( que uma banda conhecida mundialmente, com anos de historia e com clássicos mundialmente conhecidos).
Quero deixar bem claro que não tenho nada contra e nem a favor a respeito do Ghost B.C, isso é apenas uma analise do contexto do show.  
Dizem que o sucesso deles incomoda... Incomoda quem? só porque elesão satanistas?Existem muitas outras bandasatanista por ai ( diga-se de passagem melhores que eles como: King Diamond, Marduk, Immortal... Aliais deveriam ter chamado algumas dessas bandas, que seria muito melhor...) Mase eles incomodam, devem incomodar as "velhinhas beatas da comunidade", essas devem ficar horrorizadas com o visual deles, porque de resto, eles não assustam ninguém, porque elesão um perfeito clichê de tudo que já foi feito nesse sentido.
Pra começar são santanista como muitas bandas de Black Metal, mas a diferença é que eles forçam de mais pra parecer satanista, e não precisa forçar... Ou você é ou você não é... simples assim...
Também usam teclado vintage e vocais limpos o que torna a banda interessante, mas as letrasão muito forçadas para dizer que são satanista ao máximo.
Eles não mostram o rosto, como slipknot ( que faz isso com mais propriedade) lógico  que em ambos os casos isso é só uma estratégia de marketing para chamar atenção e despertar a curiosidade, que por enquanto tem dado certo.  
Também não divulgam os verdadeiros nomes dos integrantes da banda ( mais uma estratégia de marketing). Maque também não é novidade, pois nos anos 80 tinha uma banda de pop rock (da qual não me lembro o nome agora) que mudava os nomes dos integrantes a cada álbum lançado, não revelando oseus nomes verdadeiros.
O vocalista do Ghost B.C se veste de Papa "negro", o que também não é novidade porque isso já foi feito milhares de vezes pelo Marilyn Manson.
Ou seja, eles misturaram todos esses clichês para causar uma polêmica e chamar atenção dos adolescentes
Com tudo isso, eles vieram pro Rock in Rio, dizendo não fazer um show, masim um "culto a satã". E o "culto" deles não agradou... 
Primeiro porque eles estavam  cantando para o público do "Metallica" que é formado por sua maioria por uma galera mais velha, que não se deixa levar por qualquer coisa.
segundo porque a maioria queria curtir a noite e não  "rezar", nem pra Deus e nem pro Diabo. (misturar religião e musica sempre segrega o estilo ao um grupo, e o satanismo é uma crença, pode se dizer assim, uma "religião".Também vivemos em um tempo em que o ateísmo cresce entre os jovens (muitos acham isso uma rebeldia contra o "sistema") e o ateu não crê em nada, nem em Deus e nem no Diabo.E pra quem não crê pode se tornar um pouco maçante esse tipo de apresentação).*
Mas é logico que no Rock in Rio tinha fãs do Ghost B.C, mas que foram engolidos pela grande massa que não curtiu a banda, gritou chamando pelo Metallica e dispersou conversando, fazendo barulho e não prestando atenção no show deles, mesmo assim o vocalista do Ghost B.C  foi simpático com o público. 


                     ***

*Obs: Já que falei de ateísmo quero fazer uma observação, antes que me critiquem sem saber a raiz do meu pensamento.
Como disse antes, cresce o numero de jovens que se dizem ateus, e tenho conversando com muitos deles. E na verdade percebo que eles estão confusosobre ateísmo.
Porque já ouvi alguns dizerem que: "são ateus, mas acreditam em deuses pagãos". Então você não é ateu, ateu não crê em nada.
Outros dizem que: "são ateus porque odeiam a igreja católica ou evangélica, mas acreditam em Deus". Então você não é ateu, você é um anti religioso ( o que cai naquela máxima: "se você  não gosta de religião não vá a igreja", simples assim...) 
Também já ouvi uns dizendo que: "são ateus e satanistas". Então você não é ateu, porque ateu não acredita em nada, nem no Diabo.
Já vi uns que discutem com teístas de forma agressiva tentando converte-los a suas ideologias, mas  também já vi  um desses ateus com cruzes de cabeça pra baixo tatuadas pelo corpo e tentando explicar aquilo, de uma forma que não faz sentido nenhum. Porque a cruz é um simbolo religioso, antes mesmo do cristianismo. seitas,religiões pagãs e crençafilosóficas usam cruzes como simbolo, como a Cruz ansata, cruz gamada, a cruz de quatro braços (patriarcal), a cruz invertida (cabeça para baixo ) essa ultima é muitas vezes relacionada ao satanismo, mas essa relação veio depois. Porque a historia diz que quando o apóstolo Pedro foi condenado a crucificação pelos perseguidores do cristianismo, ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo . Porque ele disse que não era digno de ser crucificado como Jesus, e o pedido dele foi atendido. Então hoje em dia vemos muitas lojas de artigos religiosos cristãos que vendem cruzes de cabeça para baixo e vemos também muitocatólicos usando essas cruzes. Então essa cruz sendo satanista ou não, sempre remete a uma crença, e tatuar algo que remete a uma crença em um ateu e no minimo contraditório.
Muitos também se dizem ateus para se sentirem superiores intelectualmente, dizendo que os teístas crêem poque são iletrados. Esse tipo de pensamento e o ápice da ignorância. 
Porque evolução intelectual é sinônimo de respeito mútuo com opiniões diferentes.
Muitos desses que se acham evoluídos intelectualmente não concluirão o ensino médio, ou falam e escrevem errado. Quando tem curso superior,apenas repetem frases feitas por ateus famosos. (quero dizer que essesão alguns casos, nem todos os ateusão assim. Porque os ateus de verdade respeitam os demais e não precisam provar nada e nem tentam converter os outros a suas ideologias).
Muitos desses "neo ateus" criticam ferozmente religiões porque dizem não ter provas da existência  de Deus.
Realmente não há como provar a existência de Deus, mas também não dá pra provar que Ele não existe.
Assim como algumateorias cientificas (como a teoria das cordas) que nunca foram provadas empiricamente (empiricamente: o que é provado pela experiência, pela prática e não só pelo estudo ou teoria).
Ou seja, no quesito comprovar suas crenças ou ideologias, ateus e não ateus empatam. se eles não perceberam esse empate, então não estudaram física direito.
Os cientistas de antigamente descobriram muitas coisas importantes que contribuíram beneficamente para humanidade, muitos desses cientistas eram cristãos e naquela época pouco importava pra eles, essa discussão sobre religião. Diferente de muitos cientistas de hoje, antigamente eles estavam mais preocupados em fazer ciência do que fazer criticas a crenças religiosas.
Muitos "neo ateus" fazem criticas dizendo que: "se Deus existe, porque ele não acaba com a fome na Africa ?"
Porque independente da existência  de Deus ou não, o ser humano tem o livre arbítrio. A fome na Africa não é responsabilidade de Deus, masim do ser humano, porque essa fome é causada por outroseres humanos que governam países e sua forma de governar gera essa fome, Então se o ser humano criou isso, ele tem que resolver. Assim como guerras, armas químicas, bomba atômicas, massacres, alimentos que causam câncer... Não foram criados por Deus, masim peloseres humanos, então oseres humanos tem que assumir a responsabilidade por seus atos e suas consequênciassei que culpar um Deus ou a auncia de um Deus é muito mais fácil, do que tentar assumir a responsabilidade e tentar resolver o problema. Criticar é sempre mais fácil do que sair da comodidade e fazer algo para mudar a situação.
Como disse antes o "neo ateu" é a nova moda em rebeldia dos jovens dessa geração. Geração que cresce apenas copiando e repetindo frases feitas, não lê e não procura enxergar um palmo a frente do nariz. E são facilmente manipulados como temos visto nos recentes protestos.
Quem sabe a  próxima geração nosurpreenda, e sua rebeldia seja estudar de verdade, não acreditar piamente no que o google e páginas do facebook diz, e a grande revolução seja chamar a responsabilidade pra si e tentar fazer do mundo um lugar melhor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário